O Treino de Sara Sampaio, Lara Stone e Irina Shayk


São muito provavelmente os três personal trainers mais requisitados da indústria e por isso, a Vogue foi atrás deles. Ligámos para Londres, para Nova Iorque e São Paulo e, no fim, conseguimos descobrir como treinam e o que comem as mulheres com os melhores corpos do planeta.

O Treino de Sara Sampaio, Lara Stone e Irina Shayk


São muito provavelmente os três personal trainers mais requisitados da indústria e por isso, a Vogue foi atrás deles. Ligámos para Londres, para Nova Iorque e São Paulo e, no fim, conseguimos descobrir como treinam e o que comem as mulheres com os melhores corpos do planeta.
28 Nov 2016 • 16 12 H



James Duigan, fundador dos ginásios Bodyism e personal trainer de Lara Stone

Entrou no mundo do fitness como rececionista num ginásio de luxo, em Londres, altura em que começou a estudar a forma como o treino e a alimentação podem mudar o corpo, a saúde e a mente. Mas foi o conceito (ou modo de vida) que criou, e a que chamou de Clean and Lean, que o impulsionou para o estrelado e lhe permitiu moldar os corpos de supermodelos como Elle MacPherson, Rosie Huntington­-Whiteley e Lara Stone. Hoje James Duigan é o motor do grupo Bodyism, tem uma cadeia de ginásios A-list espalhados pelo mundo, cinco livros publicados, uma gama de suplementos e uma linha de fitness à venda em Net-a-Porter.com.

 

Quantas vezes é que a Lara treina por semana? Sempre que pode! É essencial realizar algum tipo de atividade todos os dias, pode ser uma aula de ioga ou caminhar com a família.

Como é a rotina de treino da modelo? Uso sempre uma abordagem holística com os meus clientes, que resulta numa combinação de exercícios com pesos, ioga e treino intervalado de cardio.

Se só pudesse aconselhar cinco exercícios, quais seriam? Extensões individuais das pernas até ao quadril, para fortalecer os músculos; caminhar com um elástico nos tornozelos, para trabalhar os glúteos (e ficar com o que chamamos de bodyism dérriere... a Rosie Huntington-Whiteley também tem um!); exercícios específicos para manter a postura e ativar os músculos das costas; lunges com discos nos pés, que desafiam a coordenação de todo o corpo e queimam gordura de forma rápida; e pranchas laterais para definir os abdominais.

Quais são as refeições pré e pós­-treino da Lara? São sempre constituídas por proteína magra de gorduras boas no pré-treino, como por exemplo, um ovo cozido com abacate. A seguir ao treino gosto sempre de lhe preparar um batido Body Brilliance, da nossa gama de suplementos. 

O que recomenda a alguém que quer perder peso rapidamente? Que experimente o programa de duas semanas do meu livro Clean & Lean Diet (disponível em www.bodyism.com). É uma ótima forma de mudar a alimentação e a tonificar o corpo.   

Qual é a fórmula para conseguir um corpo de modelo? O açúcar é normalmente o principal responsável pela acumulação de gordura nas zonas da barriga e das coxas. Limite o seu consumo, beba muita água e faça exercício regularmente.

Recomenda batidos de proteína e suplementos para complementar a rotina de exercícios físicos? A suplementação é uma ótima forma de conseguir obter os nutrientes que, de outra forma, não conseguimos ingerir através da alimentação. Mas não há nada que substitua uma dieta saudável.

Os seus treinos incluem HIIT – high interval intensity training [treino intervalado de alta intensidade]? Os HIIT são um excelente treino, mas se não gosta particularmente deste tipo de exercícios, não vale a pena insistir. É sempre bom ter algum equilíbrio e não abusar de treinos extremos todos os dias, mas ir alternando as aulas mais exigentes ao nível físico com ioga e Pilates, por exemplo.

O que recomendaria a alguém que quer fazer exercício mas não pode inscrever-se num ginásio? Caminhar ou correr ao ar livre é excelente para ficar em forma.

Considera que fazer musculação é fundamental para a definição e tonificação muscular? Não, os exercícios com o peso do corpo são suficientes, principalmente no caso das mulheres.

Para quem está a começar agora no ginásio, o que recomenda? Depende sempre do tipo de corpo de cada pessoa e das suas preferências. Algumas pessoas veem grandes resultados com a prática de ioga. Outras com Pilates. E outras com musculação e HIIT. É importante descobrirmos do que gostamos, e fazê-lo de forma regular e consistente. Mas é claro que a junção de todos estes tipos diferentes de treino é o caminho mais rápido para ficar em forma.
 

Além do treino, que plano alimentar sugere para quem quer perder peso? Preferir as fontes de proteína magra, folhas verdes e escolher hidratos de carbono complexos, como a batata­-doce e o arroz integral, duas a três vezes por semana. Além disso, beber muita água e ir dormir às 22 horas... o descanso é fundamental no processo de emagrecimento.

Qual é o melhor conselho para alguém que está a fazer dieta? As dietas não funcionam! Não podemos esperar mudanças permanentes de algo que fazemos durante duas semanas. Uma alimentação saudável é quase um estilo de vida, e não uma dieta... E qualquer transformação no corpo tem de acontecer primeiro na mente. Se compreendermos que merecemos uma vida feliz e saudável, estas escolhas vão acontecer naturalmente.

 

Justin Gelband, fundador do ginásio ModelFite personal trainer de Irina Shayk

Cresceu numa família de desportistas, jogou futebol, fez natação e brilhou nos courts de ténis. Mais tarde, formou-se em Educação Física, especializou-se em massagem terapêutica e em nutrição, tornando-se um autêntico expert da boa forma. Na sua lista de clientes encontramos nomes como Miranda Kerr, Karlie Kloss, Candice Swanepoel, Behati Prinsloo e Irina Shayk (ou não fosse a sua alcunha The Model Whisperer). Gelband abriu recentemente o seu primeiro ginásio, ModelFit, em Nova Iorque, no antigo estúdio do fotógrafo Terry Richardson, onde continua a treinar as mulheres mais bonitas do mundo – e com uma técnica única, garante. 

Quantas vezes treina a Irina? Quando está em Nova Iorque treina pelo menos cinco vezes por semana. Ela tenta agendar os seus compromissos de forma a encontrar sempre tempo para treinar.

Como é a rotina de treino da modelo? Em cada treino, trabalhamos o equilíbrio e a estabilidade que a ajudam a caminhar graciosamente de saltos altos; também fazemos boxe e exercícios com elásticos, o que tonifica o corpo e melhora a postura.

Como descreve o seu método de treino e porque é que é tão eficiente? A sua eficiência está relacionada com a forma como o treino é pensado para cada pessoa e para o seu tipo de corpo. E os exercícios que faço têm por base a ciência funcional aplicada, que aprendi com os meus mentores Gary Gray, Dave Tiberio, Lenny Paracino e Doug Gray. A partir das ferramentas que me deram, criei o meu próprio método.

O que recomenda a alguém que quer perder peso rapidamente? Em primeiro lugar, para não stressar demasiado! E diria para começar a fazer 40 minutos de cardio três a quatro vezes por semana, para cortarem com álcool e açúcares (pelo menos no primeiro mês) e fazer a última refeição do dia antes das 20 horas da noite. Também é importante tomar sempre um bom pequeno­-almoço, todos os dias e nunca saltar esta refeição.

Qual é a fórmula para ter um corpo de modelo? Todas as pessoas são diferentes, e os seus corpos também são diferentes. Saber qual é o seu tipo de corpo é um passo no caminho de descobrir qual é a dieta e o exercício mais adequados para o seu caso. A combinação de cardio, alongamentos, meditação e descanso é fundamental.

Recomenda batidos de proteína e suplementos para complementar a rotina de exercícios físicos? Não gosto de suplementos porque me tenho apercebido de que podem causar inchaço e retenção de líquidos. Para mim, um batido de proteína bem feito teria de ser orgânico e não poderia ter aditivos ou conservantes. Além disso, não gosto de comida processada ou alimentos em pó, porque são difíceis de digerir.

O que recomendaria a alguém que quer fazer exercício mas não pode inscrever-se num ginásio? Uma alimentação saudável e cardio. Fazer cardio pode mudar o corpo, principalmente se fizermos sempre treinos diferentes, como corrida, bicicleta ou natação. 

Para quem começou a treinar agora num ginásio, quais são as melhores aulas para ficar em forma? As aulas de Pilates e ioga são boas para alongar e para tonificar determinados músculos e para ficar mais ágil e flexível. O boxe é bom para aliviar o stress, para perder peso e tonificar.



Rob Piela, fundador do Gotham Gym e personal trainer de Sara Sampaio

O Gotham Gym, em Nova Iorque, não é o típico ginásio de cinco estrelas com piscinas de mármore e porteiros de luvas brancas. Consegue imaginar um ringue de boxe? Então, essa é a imagem mais próxima da realidade. Mas isso não impede as supermodelos Sara Sampaio e Gigi Hadid de deixarem os seus treinos nas mãos de Rob Piela – literalmente. Uma combinação de artes marciais, boxe, kickboxe, muay thai (e muitos saltos à corda) provaram ser a fórmula perfeita para os anjos da Victoria’s Secret ficarem em forma antes de um dos desfiles mais aguardados do ano.   

Quantas vezes é que a Sara costuma treinar por semana? Quando está em Nova Iorque treina sempre que pode.

Como é a rotina de treino da modelo? O boxe é a base de todo o treino, mas tento mudar os exercícios sempre que treinamos juntos.

Porque é que o seu método de treino é tão eficiente e tem tido tanto sucesso entre modelos e celebridades? Nos meus treinos procuro juntar as técnicas principais do boxe com exercícios de força que, na minha opinião, são essenciais para tonificar o corpo. Vou para cada sessão com um plano e, às vezes, faço os ajustes e as mudanças que considero necessárias para que os meus clientes deem o máximo.

Qual é a fórmula para conseguir um corpo de modelo? Treinar bastante e dar sempre o máximo. A variedade dos treinos e exercícios também é essencial.

Recomenda batidos de proteína e suplementos para complementar a rotina de exercícios físicos? Depende sempre de cada pessoa; às vezes faz sentido e outras vezes não vale a pena, mas cada um deve avaliar a sua alimentação e pensar se tem as carências nutricionais que justificam incluir suplementos.

O que recomenda a quem quer ficar em forma mas não pode inscrever-se num ginásio? Os melhores exercícios, como correr ao ar livre, saltar à corda e fazer abdominais e flexões, são de graça.

Como ficar com um corpo tonificado de forma mais rápida? O segredo é ser muito rigoroso com o treino e com a alimentação, que deve ser de qualidade e o mais saudável possível.

Quais são as melhores aulas para perder peso e tonificar o corpo? Sem dúvida, as minhas preferidas: boxe e kickboxe.




Artigo originalmente publicado no Suplemento de Beleza da edição de Junho de 2015 da Vogue Portugal.

 

 

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