Artigo Anterior

Met Gala 2018: Moda e religião

Próximo Artigo

Denominador comum

Tendências 10. 11. 2017

10 tendências na alimentação para 2018

by Mónica Silva

 

Com o ano a terminar, chega a altura de saber o que vai ser trendy em cima da mesa. Já todos provámos sushi, enchemos as nossas prateleiras de noodles e fizemos do gin a nossa bebida de eleição, mas, segundo a empresa de Whole Foods Market, para 2018 há 10 novas tendências na alimentação que combinam refeições saudáveis com bom aspecto suficiente para se elevarem à categoria de #foodporn no seu Instagram.

1# Flores

© @alison_wu

Em 2018, pode esperar encontrar flores de hibisco, sabugueiro e lavanda nas suas refeições ou cocktails. Para além de tornarem o seu prato mais bonito, dão o toque de frescura e sabor que precisa.

2# Pós

© @eatlovewithlove

Um latte sem pó de canela ou cacau não é a mesma coisa. Os pós ganham espaço nas nossas prateleiras por serem fáceis de usar, pelo sabor que conferem aos alimentos e pelos seus benefícios na saúde. Pó de matcha (chá verde), de açafrão, spirulina e kale são alguns dos essenciais que pode ter na sua cozinha.

3# Cogumelos

© @sproutedkitchen

Se gosta de cogumelos, então adicione os reishi, chaga e os cordyceps às suas refeições e não se vai arrepender. São deliciosos e amigos do sistema imunitário.

4# Influência do Médio Oriente

© @minimalistbaker

Uma tendência para os que gostam de se aventurar pela gastronomia de outros países. Viaje pelos sabores dos picantes e especiarias de Israel, Marrocos, Síria e Líbano.

5# Transparência

© @ameliafreer

Com a preocupação com a alimentação saudável, veio também a necessidade de saber mais sobre a produção dos alimentos e as condições em que são tratados os animais. Face a esta questão, espera-se que, em 2018, as embalagens cheguem com informação mais detalhada e precisa.

6# Tecno - Veggie

© @marmitablog

Para os que querem ser vegetarianos, mas não conseguem largar a carne e o peixe, podem explorar o mercado tecnológico que resulta da combinação de alimentos, ou seja, peixe feito à base de vegetais ou produtos láteos à base de nozes e frutas.

7# Snacks

© @deliciouslyella

Ninguém resiste a um snack a meio do dia e, graças a novas técnicas, os nossos guilty pleasures ganham novas texturas e sabores, tornando-se em opções saudáveis. É o caso de batatas fritas feitas à base de couves.

8# Tacos

© @mynewroots

Os tacos deixam de ser exclusivos da streetfood para passarem a integrar todas as suas refeições. Desde o pequeno-almoço ao jantar, são uma excelente opção para uma cozinha fácil, rápida e nutritiva.

9# Zero desperdício

© @_monicapinto_

Se até agora deixava de lado as folhas, as cascas e as sementes, em 2018 vai passar a comer as frutas e os vegetais por inteiro. O objetivo? Aproveitar o melhor que estes alimentos podem oferecer e, ao mesmo tempo, evitar desperdícios.

10# Bolhas, Bolhas, Bolhas

© @mafalda_pinto_leite

Não, não estamos a falar de refrigerantes com elevados níveis de açúcar. Vai encontrar bolhas onde menos esperada, como no café ou bebidas gaseificadas à base de plantas.

Artigos Relacionados

Pessoas 20. 10. 2017

Following Now: Flower Power

Não é uma it girl, mas faz it food. Alison Wu tem uma conta de Instagram deliciosa, saudável e com estilo.

Ler mais

Tendências 13. 9. 2017

#FoodAddicted

Saber o que cozinhar pode ser tarefa árdua. Muitas das vezes, as ideias escasseiam, mas a Vogue Portugal reuniu 15 contas de Instagram que deve seguir para se inspirar de todas as vezes que visitar a aplicação.

Ler mais

Roteiro 6. 9. 2017

As Bowls chegam ao Amoreiras

O Amoreiras Shopping Center acaba de receber o Crave, um espaço de comfort food com opções deliciosas e saudáveis.

Ler mais

Roteiro 4. 9. 2017

Organic Caffe chega ao Chiado

Boas notícias para os adeptos de um estilo de vida saudável: o Organic Caffe, que já está no Estoril há dois anos, inaugura um novo espaço no Chiado com algumas novidades.

Ler mais

Tendências 2. 8. 2017

Isto não são tostas unicórnio. São tostas sereia.

Adeline Waugh é food stylist e descobriu como transformar sanduíches mais ou menos banais em arte digna de milhares de likes.

Ler mais